Os mistérios da luz na ótica vocacional
Sugere-se rezar nas quintas-feiras

A. (Animador): Em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (Rosário da Virgem Maria), o papa João Paulo II apresenta-nos a importância da celebração dos mistérios luminosos: “Na verdade, todo o mistério de Cristo é luz. Ele é a ‘luz do mundo’ (Jo 1,2). Mas, essa dimensão emerge particularmente nos anos de sua vida pública, que vai desde o Batismo até a Paixão. Com efeito, é no âmbito desses mistérios que contemplamos aspectos importantes da pessoa de Cristo, como revelador definitivo de Deus”. Iluminados por essa reflexão, meditaremos os mistérios da luz em uma ótica vocacional.

T. (Todos): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

A.: Maria é modelo de vocação. Com o “sim” ela acolhe Jesus em seu coração. A oração do Rosário nos faz meditar, com Maria, o chamado que a Trindade faz a cada um de nós e o itinerário a seguir.


1º MISTÉRIO: BATISMO

A.: Contemplando a passagem na qual Jesus é batizado por João, somos chamados a participar da vida da Igreja.

L1 (Leitor 1): “Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho amado, que muito me agrada” (Mt 3,13.16-17).

Canto (Ir. Miriam Kolling, CD “Tríduo Pascal II”, faixa no 11, Paulus)

Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram. Somos nascidos de novo! Aleluia, Aleluia, Aleluia!

L2: O batismo é a porta de entrada para todos os outros sacramentos. Com ele inicia-se a nossa atividade missionária, a partir da identidade que criamos, tornando-nos, assim, por Jesus, filhos de Deus.

T.: (Pode ser cantado): Cristo, Mestre e Senhor, pois eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva, somos hoje seus convivas. (Pedro Brito Guimarães, CD “Avancem para as águas profundas”, faixa no 1, Comep)

L3: Somos chamados a fazer parte de uma Igreja viva, onde a comunhão e o serviço são os fi os condutores de toda nossa vida cristã.

T.: Cristo, Mestre e Senhor, pois eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva, somos hoje seus convivas.

Rezar um Pai-Nosso e 10 Ave-Marias. O símbolo do batismo (água, por exemplo) pode ser apresentado. Convém variar a forma de recitação nos cinco mistérios, com diferentes solistas.


2º MISTÉRIO: BODAS DE CANÁ

A.: Ao meditarmos sobre o milagre realizado na festa em Caná, reconhecemos que Jesus é o vinho novo que nos anima. Ao lado de seu filho, Maria convida-nos a fazer tudo o que o Cristo nos disser.

L1: “Jesus disse aos que serviam: Encham de água esses potes. Eles encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: Agora tirem e levem ao mestre-sala. Então levaram ao mestre-sala. Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais” (Jo 2,7-9.11).

Canto (Zé Vicente, CD “Dádivas”, faixa no 10, Comep)

Na festa do meu povo há vinho, arte, comida, mesa fraterna servida. A gente pode saciar! É nova sociedade, é mundo novo nascendo, plantado entre os pequenos, a vida vai transformar! Vinho melhor foi guardado pra hora que já soou. /: Novo céu e nova terra, primavera já chegou:/.

L2: A comunidade cristã participa da festa. É a festa de um casamento, ou seja, o momento em que a aliança é feita. A cada dia de nossas vidas o compromisso com o Deus que salva deve ser renovado. Dessa forma, nosso seguimento a Cristo torna-se uma festa contínua e Pascal. 

T.: (Pode ser cantado): Viva a vida, salve o amor. Como é tão linda a alegria de quem te segue, Senhor! (Jorge Trevisol, CD “Mistério, amor e sentido”, faixa no 14, Comep)

L3: Somente haverá a falta de vinho quando desanimarmos diante do compromisso assumido com Cristo. Renová-lo a cada dia é encher os potes com vinho novo.
T.: Viva a vida, salve o amor. Como é tão linda a alegria de quem te segue, Senhor!

Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.


3º MISTÉRIO: BOA NOVA

A.: Jesus Cristo anunciou a boa nova. Somos chamados a refletir sobre nossa vocação de discípulos e missionários.

L1: “O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia” (Mc 1,15).

Canto (Frei Zeca, livro “Canta Povo de Deus”, no 770, Loyola)

Javé, o Deus dos pobres, do povo sofredor, aqui nos reuniu pra cantar o seu louvor, pra nos dar esperança e contar com sua mão, na construção do reino, reino novo, povo irmão.

L2: “Desejamos que a alegria da boa nova do reino de Jesus Cristo, vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão” (DA 29).

T.: (Pode ser cantado): Tenho que gritar, tenho que arriscar, ai de mim se não o faço. Como escapar de ti, como calar se tua voz arde em meu peito? Tenho que andar, tenho que lutar, ai de mim se não o faço. Como escapar de ti, como calar se tua voz me queima dentro. (Livro “Canta Povo de Deus”, no 512, Loyola)

L3: Deixemos nascer esse reino em cada um de nós e, assim, em vista de uma resposta ao chamado de Deus, tenhamos a grande consciência de que não devemos nos calar diante de um poder que oprime. Somos vocacionados do reino, chamados a anunciá-lo onde a vida precisa imperar. Sejamos profetas de um reino de justiça.

T.: Tenho que gritar, tenho que arriscar, ai de mim se não o faço. Como escapar de ti, como calar se tua voz arde em meu peito? Tenho que andar, tenho que lutar, ai de mim se não o faço. Como escapar de ti, como calar se tua voz me queima dentro.

Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.


4º MISTÉRIO: TRANSFIGURAÇÃO

A.: Ao subir à montanha para rezar, Jesus se manifesta em toda sua glória. Somos chamados a ficar com ele e a partilhar nossa vida com os irmãos, unindo oração e ação.

L1: “Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Pedro disse a Jesus: Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Mas, da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!” (Lc 9,28b-29.33b.35).

Canto (Pe. Joãozinho, CD “Canta coração”, faixa no 05, Comep)

1. Mestre, bom é estarmos aqui, reunidos bem perto de Ti, no silêncio e na paz. Mestre, reunidos no amor, nós iremos ao Monte Tabor para em Ti repousar.
Refrão: E nós cantaremos a mesma canção unidos num mesmo coração. (bis)

L2: Subir à montanha é encontrar-se com Deus, pois lá é o lugar de Deus. Jesus é quem chama e leva os discípulos a fazerem esta experiência tão significativa. Pedro diz: “É bom ficarmos aqui”. São palavras que pronunciamos quando estamos seguros com a presença de Deus. Quando damos a Deus nosso sim, e este nos faz plenos, nossa vontade também é dizer: “Mestre, é bom ficarmos aqui”.

T.: (Pode ser cantado): Te amarei, Senhor, te amarei Senhor! Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti! (Livro “Canta Povo de Deus”, no 883, Loyola)

L3: Apesar de todo o caminho da cruz, um caminho doloroso, a glória do Senhor vence. Por isso o rosto de Jesus agora é um rosto transfi gurado, rosto daquele que é vida e não se deixa vencer pela morte.

T.: Te amarei Senhor, te amarei Senhor! Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti!

Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.


5º MISTÉRIO: EUCARISTIA

A.: A comunhão eucarística é um dos momentos especiais no qual o discípulo encontra-se com o mestre, Jesus. Ao vivenciarmos a comunhão e a partilha entre os irmãos, estamos tornando presente o exemplo de doação e de serviço do Cristo.

L1: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, distribuiu aos discípulos, e disse: Tomem e comam, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou um cálice, agradeceu, e deu a eles dizendo: Bebam dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26,26-28).

T.: (Pode ser cantado): És, Senhor, o Deus da vida, és a festa, és a dança. No banquete de tua casa, somos povo da aliança. No banquete de tua casa, somos povo da aliança! (CD “Campanha da Fraternidade 2008”, faixa no 42, Comep)

L2: “A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo. Com este sacramento, Jesus nos atrai para si e nos faz entrar em seu dinamismo em relação a Deus e ao próximo” (DA 251).

Pai-Nosso e 10 Ave-Marias. 

[Concluir o terço conforme costume local. Canto final mariano (à escolha)].

Fonte: Diário Vocacional Caminhos 2017 - IPV, p. 16-19)
 

WhatsApp

Precisa de ajuda?