União de Oração
É uma associação eclesial inspirada no mandamento de Jesus: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários para a suamesse”, seguindo a intuição carismática de Santo Aníbal Maria Di Francia. Tem como objetivo e missão rezar pelas vocações, propagar esta oração na Igreja e ser um bom operário. É formada por membros que se associam, de forma pessoal, com a responsabilidade de trabalhar para a concretização de seu objetivo, através de compromissos pessoais e comunitários. São admitidos cristãos leigos e leigas comprometidos com o trabalho na messe, pessoas de vida consagrada e ministros ordenados.

Histórico

Consciente de que é dever de todo cristão cumprir o mandamento de Jesus da oração pelas vocações, Santo Aníbal fundou a “Sagrada Aliança” em 1897 com o objetivo de envolver os sacerdotes e os bispos na dinâmica do Rogate. Três anos depois, em 1900, fundou a “Pia União da Rogação Evangélica do Coração de Jesus”, envolvendo a todos, pessoas de vida consagrada e cristãos leigos e leigas.

Na América Latina, em 08 de dezembro de 2007, 107 anos após a iniciativa do “apóstolo da oração pelas vocações”, é lançada a “União de Oração pelas Vocações”, resgatando e atualizando a proposta de Santo Aníbal, englobando as duas associações em uma única.
No dia 1º de novembro de 2009, em Roma, é lançada a “União Sacerdotal de Oração pelas Vocações”, numa iniciativa realizada durante o Ano Sacerdotal (junho de 2009 a junho de 2010). Está situada “no interior da União de Oração pelas Vocações, como expressão específica e qualificada” (cf. carta de anúncio do lançamento). Embora haja estatuto próprio, entende-se, na América Latina, que se deva continuar apenas com uma associação, incluindo em seu estatuto alguns conteúdos específicos desta nova associação.
 

WhatsApp

Precisa de ajuda?