O Serviço Rogacionista de Animação das Juventudes visa incentivar, fortalecer e incrementar as diversas expressões juvenis de nossa Província, sejam elas estudantis (presentes em nossas obras sociais e colégios) ou eclesiais (pastorais e movimentos de nossas paróquias). Também quer favorecer a criação de espaços de formação, reflexão e articulação dos e das jovens, onde não existem. Tem por principal objetivo estimular o protagonismo juvenil na vivência e difusão do Rogate. Faz parte do setor Rogate para facilitar a integração com a pastoral catequética e a familiar. Pretende articular as diversas experiências juvenis, possibilitando a formação integral dos jovens independente da expressão juvenil a que pertençam.



Jovens e o Rogate

Os e as jovens são sujeitos que vivem um momento específico, com característica e necessidades próprias. Estão no ápice de sua existência, cheios de energias, projetos e esperanças. No entanto, são muitas vezes silenciados no presente e vistos como futuro a ser preparados.
No Rogate, porém, as juventudes podem encontrar uma experiência de protagonismo e um itinerário que instigue a descoberta de suas vocações e sua própria autonomia. Entendidos como operários da messe do Senhor, os e as jovens são agentes na difusão e na consolidação de uma cultura vocacional que valoriza a espiritualidade e a missão cristã, a defesa da vida no planeta, o diálogo inter-religioso e ecumênico, a igualdade entre as pessoas e a opção preferencial pelos pobres, excluídos e marginalizados de nossa sociedade.





Encontro Vocacional em Bauru


O "Encontro dos candidatos ao Propedêutico 2015" aconteceu de 14 a 16 de novembro de 2014, nas dependências do Seminário Rogacionista João XXIII, em Bauru (SP). O evento iniciou-se às 18 horas da sexta-feira e foi até o meio-dia de domingo. O Conselheiro do Setor, Pe. Valmir de Costa e os diáconos Nilson Rocha e Reginaldo Veríssimo, participaram do evento.